Como definir seu público-alvo de maneira assertiva?

Uma das principais etapas para a venda e sucesso de uma marca é descobrir o público-alvo de maneira assertiva.

Sem esse importante ponto, a marca perderá venda antes mesmo de começar a ser comercializada.

Para sua marca ser bem-sucedida, continue lendo nosso artigo e descubra como definir o seu público-alvo de maneira assertiva.

 

O que é um público-alvo?

Ele nada mais é que o grupo de pessoas que possui maiores chances de comprar o seu produto.

A descoberta dele acontece a partir de pesquisas como: Idade, gênero, classe social, entre outros aspectos.

Como definir meu público-alvo?

1. Aprofunde-se em seu mercado

Nesta primeira etapa é necessário você fazer uma pesquisa do mercado que englobe:

– Conhecer ainda mais seus concorrentes

– Características de seu nicho

– Fatores sociais e ambientais

– Fatores culturais e tecnológicos

– Quais são os mitos de seu produto que existem no mercado

 

2. Conheça os benefícios de seu produto

A segunda etapa conta com uma pesquisa de seu produto, que deve ser feita da seguinte forma:

– Qual dor ou problema ele resolve para seus clientes

– Quais são os benefícios de seu produto?

– Qual é o diferencial de sua marca?

– Seus produtos ou marca quebram quais mitos que existem neste meio?

 

3. Pesquise ainda mais

Como foi falado no início do artigo, o público-alvo afeta diretamente no sucesso e venda de seus produtos, por isso pesquisa nunca será demais!

Nesta etapa você pode criar formulários com perguntas que tenham relação com seu produto, pedindo inicialmente gênero, idade e estado civil ou campos específicos que você precise saber.

 

4. Otimização de dados

Após recolher diversos dados, chegou a hora de definir seu público-alvo!

Com toda pesquisa feita, basta você responder estas perguntas:

Qual o gênero, idade, nível de educação e estado civil as pessoas que comprariam meu produto possuem?

Onde vivem seus potenciais clientes? Em um estado específico? Em um único país?

Seu produto será oferecido para consumidores finais, empresas ou revendas?

Qual o ciclo de vida que essas pessoas se encontram? Existe algum padrão?

Exemplo: São recém-noivos, recém-casados, estão comemorando bodas… 

Após ter todas essas informações você saberá como deve ser a linguagem de seus clientes, qual oferta fazer, quais aspectos são os mais importantes para o seu público, além de quais benefícios você deverá tratar como os principais.

 

Conclusão

1. Aprofunde-se em seu mercado estudando tanto seu nicho quanto seus concorrentes;

2. Conheça bem o seu produto, assim como, o seu diferencial;

3. Pesquise com formulários, cadastros;

4. Otimize os dados coletados.

E desta forma você definirá o seu público-alvo de forma assertiva.

Se você precisa de ajuda para criar sua marca, e todas as etapas dentro deste processo, converse com nossa equipe comercial.

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